terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O sofrimento


Resultado de imagem para sofrimento

O SOFRIMENTO


Leitura bíblica: (II Timóteo 2:1-13).
INTRODUÇÃO
Alguns balcões de comércio religioso  (igrejas que pregam a prosperidade e bem estar social), afirmam que o crente não pode sofrer, pois sofrimento é culpa de se estar em pecado, ledo engano. Apesar de ninguém gostar do sofrimento ele faz parte da vida dos soldados de Cristo "Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo" (II Timóteo 2:3).  Inclusive a Sagrada Escritura afirma que aqueles que sofrem são ditos como bem aventurados "Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso" (Tiago 5:11). Não devemos nos envergonhamos de Cristo, e sim participar das aflições do evangelho "Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus" (II Timóteo 1:8). Diante do sofrimento o crente deve entrega-lo a Deus, pois Ele não te desamparará e não te abandonará "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei" (Hebreus 13:5).
EM QUALQUER SITUAÇÃO DEVEMOS SERVIR A DEUS.
Não importa a situação em que o salvo se encontra, tem a obrigação de servir a Deus. O apóstolo Paulo em momento algum se esquivou do sofrimento, muito pelo contrário ele estava disposto a sofrer para anunciar o Evangelho de Cristo Por isso sofro trabalhos e até prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa" (II Timóteo 2:9).  O nosso sofrimento, grande ou pequeno, pode ser usado para trazer frutos para a obra de Deus, melhor nos é padecermos fazendo o bem do que o mal Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal." (I Pedro 3:17). Mesmo nos momentos mais delicados devemos servir, pois Aquele no qual nós cremos é poderoso para nos guardar, lembrando sempre de conservar as sãs palavras "Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus." (II Timóteo 1:12-13). Nunca desista do chamado de Deus, persevere, mantenha o rumo, seja fiel a sã doutrina, independente das dificuldades e das oposições 1 CONJURO-TE, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, 2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, corrijas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 5 Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." II Timóteo 4: 1-5). Lembre-se que o nosso Deus irá nos livrar das perseguições e aflições "Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou;" (II Timóteo 3:11), mesmo quando todos nos abandonam o Senhor nos protege e fortalece "Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão" (II Timóteo 4:16-17).

CONTE COM OS RECURSOS QUE DEUS LHE DEU.
Nos momentos de fraqueza e de sofrimento intenso, o crente deve se apegar a graças de Deus, isto por si só já é o suficiente "E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo" (II Coríntios 12:7-9), Deus nos deu um espírito de fortaleça "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação" (II Timóteo 1:7). Não devemos ter a ilusão que somos fortes e que temos virtudes, todo que fazemos é por causa da vontade de Deus "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2:13). Diante da força e do poder de Deus somos exortados a nos fortalecermos "No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo"Efésios 6:10-11). O crente faz a vontade de Deus, não por que é bom ou por desejar, porém guardamos o perfeito depósito devido à ação do Espírito Santo que habita em nós " Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós" (II Timóteo 1:14). Tenha sempre em sua mente que todo aquele que deseja viver em Cristo padecerá perseguições. Mas a Palavra de Deus deve permanecer intacta, passada como nos foi ensinada " E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, " (II Timóteo 3: 12-14).

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO. 
Jesus prometeu a Sua presença entre os seus até a consumação dos tempos " Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo. Amém" (Mateus 28:20). Temos as orações de outros crentes "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração do justo pode muito em seus efeitos" Tiago 5-16). Quando estamos sofrendo nos regozijarmos com as orações dos santos, nós também temos a obrigação de lembrar-se dos presos (aqueles detidos por fazerem a obra de Deus) e dos maltratados "Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo" (Hebreus 13:3).  
CONCLUSÃO
O pecador remido deve orar a Deus, que Ele ao seu tempo e modo o livrará de todo o mal " E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem" (Hebreus 13:6). O sofrimento, o esforço, o trabalho e a fidelidade do crente não serão em vão  Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis." (Hebreus 6:10). Em todo sofrimento, lembre-se de Jesus Cristo e que Ele fez por ti:
  • Sua vida e seu sofrimento e sacrifício para você "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos"(Isaías 53:4-6).
  • Ele intercede por nós "Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles"(Hebreus 7:25).
  • Deus entregou Cristo por nós: "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?"(Romanos 8:34.).
O sofrimento é inevitável, mas o nosso Salvador é Cristo e com Ele temos a confiança plena de se achegarmos a Deus. "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;  Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus."(II Coríntios 1:3-4).

Estudo aplicado na IBBF Esperança.
Pr. Walter Costa
Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida- ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário