segunda-feira, 17 de abril de 2017

HERESIAS CONTRA A SÃ DOUTRINA


Resultado de imagem para HERESIAS CONTRA A SÃ DOUTRINA

HERESIAS CONTRA A  SÃ DOUTRINA

 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceiras nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências (II Timóteo 4:3-ACF).

Introdução

A Sã Doutrina é o conjunto de ensinamentos deixado por Deus. Portanto os mandamentos contidos nas Sagradas Escrituras devem ser seguidos, sem qualquer tipo de objeções ou transmutação, não podemos em hipótese alguma ir além do que está escrito.

E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro (I Coríntios 4:6-ACF).

Sabemos que o principal inimigo da Sã Doutrina é satanás e que como tal irá buscar de todas as maneiras, aniquilar a verdadeira doutrina trazida dos céus por Cristo.

Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. (João 7:16-ACF)

Para conseguir tal feito, ele usará o seu exército de hostes infernais do mal para combater aqueles que praticam e defendem a Sã Doutrina.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6:12 ACF )

Com base na Bíblia que é literalmente a Palavra de Deus escrita, a verdade revelada desde princípio e que dura para sempre (Salmos 119:160). Iremos demonstrar as principais artimanhas usadas por satanás, para introduzir a sua falsa e diabólica doutrina, tentando destruir a boa semente semeada no campo pelo Senhor. Ele busca evitar o crescimento do trigo, jogando a semente do joio, o qual é muito semelhante ao trigo em aparência. Ou seja, o enganador apresenta um evangelho parecido com o de Cristo, que leva multidões de não salvos a serem enganados. “Este tal é o enganador e o anticristo”. (II João 1:7-B ACF). “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou, na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8:44- ACF). Sendo o pai da mentira o Diabo usa seus filhos para produzirem situações que aparentam certa verdade, porém são mentiras disfarçadas, em geral, as fábulas criadas por satanás colocam na cabeça do homem que ele o centro de tudo. Quando isso ocorre, o indivíduo passar a acreditar que tudo deve caminhar a seu favor e que é merecedor dos dons celestiais. São várias as mentiras introduzidas por satanás no meio religioso e todas elas tiram a soberania de Deus. Destacaremos as principais heresias que buscam destruir a Sã Doutrina.

1-Salvação pelas obras: esta
 talvez seja a principal mentira que satanás introduziu no meio dos perdidos, muitos creem que são as suas obras de justiça que as levarão para a eternidade ao lado de Cristo, esquecem que as nossas obras são como trapo de imundícia.
 “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. (Isaías 64:6-ACF).

A VERDADE BÍBLICA: Efésios 2:8-10-ACF

2-Livre arbítrio: O sagaz inimigo conseguiu astutamente incutir na mente de alguns homens, que os mesmos são livres e que através de sua própria vontade desejam vir ou não a Deus, que podem decidir o momento de vir até o Salvador.
 “E não quereis vir a mim para terdes vida.” (João 5:40-ACF).

A palavra de Deus mostrar que nós homens estamos mortos “para terdes vida”, se estamos mortos, logo não iremos a lugar nenhum. Lemos implicitamente que o homem precisa de uma vida além da vida carnal (João 3:5) Quando Adão comeu o fruto da árvore proibida, o homem teve decretado à morte espiritual (Gênesis 2:17-ACF), ou seja, estamos legalmente mortos e o que é pior já estamos condenados (João 3:18-ACF). Precisamos de um substituto, alguém possa nos vivificar dos nossos pecados e ofensas.

E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados (Efésios 2:1-ACF).

A VERDADE BÍBLICA(João 1:12-13-ACF).

3-Todos são filhos de Deus: Talvez essa seja a mentira que satanás mais gosta de contar, a frase “eu também sou filho de Deus” é dita por quase a totalidade dos perdidos (com exceção do ateísmo). Não sabem eles que o homem sem Cristo está perdido e é apenas uma criatura de Deus. Paulo disse que os crentes “noutro tempo” (antes de serem crentes) estavam “sem Cristo, separados da comunidade de Israel... não tendo Esperança, e sem Deus no mundo,” (Efésios 2:11-13-ACF). Antes de Cristo somos por natureza filhos da irá.

Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também (Efésios 2:3-ACF).

A VERDADE BÍBLICA(Romanos 8:14-17  ACF)

4-Todos os caminhos levam a Deus: Um grande parceiro do diabo para disseminar as suas mentiras é o mundo da religião. Apesar de existir no universo religioso certo apelo emocional sobre a busca por Deus, este simplesmente é absorvido quando, satanás introduz de forma eficaz e sorrateira a exclusão de Cristo como o único fundamento válido para salvação.

Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. (I Coríntios 3:11-ACF).

Há maioria dos seres humanos não acreditam em um Deus soberano, que mostra a podreficação do homem e que apesar disso, deu o Seu filho unigênito para todo aquele que Nele crer tenha a vida eterna (João 3:16-ACF). E por este motivo inventam um “deus” que “barganha” o processo de salvação permitindo que certas pessoas entrem no céu através de caminhos alternativos, como, por exemplo: ser batizada; ser membro de tal grupo religioso; cumprir as regras ditadas por homens; fazer caridade, ou seja, estas pessoas não buscam um relacionamento verdadeiro com Deus, que é soberano e realizar todo segundo o conselho de sua vontade (Efésios 1:11-ACF). O único caminho é Cristo.

A VERDADE BÍBLICA(João 14:6-ACF).

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

5- Perda da salvação. As falhas doutrinárias contidas no meio religioso em geral, são escancaradas no que diz respeito a perda da salvação. A doutrina da perda da salvação é sem sombra de dúvida a maior heresia, contra a obra vicaria de Jesus Cristo e contra a Sã Doutrina. Satanás incutiu na mente dos homens, que Cristo salva, porém esta salvação não é perfeita (nem eterna), que o pecador e responsável para se manter salvo. Fato este contrário a Sagrada Escritura que afirma que a salvação daqueles que creem em Deus é eterna (João 3:36; 05:24; 6: 47,51; 10:28-ACF) A Palavra de Deus é clara com relação à salvação todo aquele que crer verdadeiramente em Cristo tem a vida eterna. Em determinados momentos de nossas vidas podemos escorregar e cair na vontade da carne, podemos até perecermos na carne (I Coríntios 5:5-ACF), isso irá trazer grandes problemas e decadência espiritual. Porém, nunca, jamais em hipótese alguma iremos perecer eternamente. Não existe a possibilidade, por menor que seja da criatura influenciar o Criador. O homem não pode fazer nada para alterar a vontade de Deus, somos gerados unicamente pela vontade Dele, através da Palavra da Verdade. Essa geração vem de uma semente incorruptível, perfeita e que permanecerá para sempre (I Pedro 1:23-ACF).

Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre”.

A VERDADE BÍBLICA(Romanos 8:33-34-ACF).

6- Doutrina estranha: O salvo tem uma ordem bíblica para não se deixar levar por  doutrina estranhas (Hebreus 13:9). Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.   Entretanto o inimigo introduziu de forma ativa e perspicaz doutrinas que são preceitos de homens (Mateus 15:9-ACF). Esta falsa doutrina tem levado milhões de infiéis as falsas igrejas, os quais não se conforma com as sãs palavras de Cristo e se entregaram as dissolutas e perversas contendas de homens corruptos (I Timóteo 6:3-5-ACF).Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade. É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas”.

A VERDADE BÍBLICA: (Tito 1:9 -ACF).

Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”.

CONCLUSÃO

A Bíblia mostra com clareza que muitos homens irão seguir a doutrina do inimigo, em detrimento da Sã Doutrina (I Timóteo 4:1-ACF). Tais homens não servem a Cristo mais ao seu próprio ventre. (Romanos 16:18-ACF). Esses homens são ladrões e lobos devoradores introduzidos no meio do rebanho de Cristo com o único objetivo de matar, roubar e destruir. (João 10:10 -ACF)

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.

Vemos atualmente que os balcões comerciais chamados de “igreja” estão infectados por estes lobos, que são por natureza indoutos e inconstantes, que pouco conhecem das Escrituras, distorcendo- a ao seu bel-prazer. Eles são usados pelo diabo para introduzirem encobertamente venenos contra a Sã Doutrina e o que é pior, muitos seguirão as suas dissoluções. (II Pedro 2:1-3).

E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

Nós os batistas bíblicos fundamentalistas somos os atalaias (sentinela, vigia, guarda) da palavra de Deus, portanto devemos nos portar firmes, constantes e abundantes na obra do Senhor (I Coríntios 15:58-ACF ). Lutando com todas as forças contra as heresias impostas por satanás retendo fielmente a Sã Doutrina

 “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”. (Tito 1:9- ACF).
TU, porém, fala o que  convém à sã doutrina  (Tito 2:1- ACF).

Pr. Walter Costa
Estudo aplicado no VII encontro nacional em defesa da Sã Doutrina-Esperança-PB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário