sábado, 8 de abril de 2017

FILHOS POR ADOÇÃO


Resultado de imagem para filhos por adoção


FILHOS POR ADOÇÃO

Versículo: “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” (Efésios 1:5).

Leitura Bíblica: (Romanos 8:12-17).

SIGNIFICADO DE ADOÇÃO (Dic. Aurélio On Line)

1- Ato ou efeito de adotar.
2 - Ato jurídico pelo qual se estabelece relação legal de filiação.

ADOÇÃO NA BÍBLIA
A palavra grega traduzida “adoção” é huiothesia, É uma palavra composta formada de huios — “filho”, e thesis — “colocar”. Portanto, seu sentido é “colocar como filho”, “dar a alguém a posição de filho”. Aparece apenas em Romanos 8:15,23; 9:4, Gálatas 4:5 e Efésios 1:5.

O HOMEM NATURAL
O homem em sua essência natural está afastado de Deus, entrelaçado nas armadilhas do diabo (II Timóteo 2:26), sendo por natureza filhos da ira (Efésios 2:3), vivendo as concupiscência da carne,  sem a menor chance de por conta própria de agradar a Deus (Romanos 8:8). Andávamos sem Deus no mundo (Efésios 2:12). Porém, através da expiação perfeita de Cristo, somos retirados da família da ira e nos tornamos filhos de Deus (Romanos 8: 16-17).
O QUE OCORRE PRIMEIRO A ADOÇÃO OU O NASCIMENTO
A adoção só ocorre após o novo nascimento (João 3:5). Ou seja, só poderão ser  adotados aqueles que nasceram da água e do espírito (João 3:5). Reconhecemos que não somos filhos naturais de Deus e que tornarmos membros da família de Deus, não por vontade própria e sim pela vontade de Deus (João 1:12-13). O homem não justificado, não pode ser adotado por Deus e aquele que mesmo regenerado e justificado (que não entrará mais em condenação), também não tem direito a adoção. Ou vez que, a adoção é um dom de Deus e não vem de qualquer direito nosso, mas, segundo o beneplácito da Sua vontade (Efésios 1:5).

AS MARAVILHAS DA ADOÇÃO

No tempo presente:

-Sermos chamados de filhos de Deus (I João 3:1).
-Fazer parte da família de Deus e ser a imagem do seu Filho (Romanos 8:29).
-Ter responsabilidade de guardar a palavra de Deus (João 14:23-14).
-Ter uma relação íntima com Deus (Gálatas 4:6-7).
-Recebemos a presença e a orientação do Espírito Santo (Romanos 8:14-16).
-Receber a correção amorosa do Pai (Hebreus 12:5 e 11).

No tempo futuro:

-Ser herdeiro de Deus (Romanos 8:17).
-Receber uma herança incorruptível e incontaminável (I Pedro 1:3-5 e I Coríntios 3:21-23).
-Após a glorificação do corpo, ser plenamente manifestado como filho (Romanos  8:19).
-ter o corpo abatido transformado em um corpo glorioso (Filipenses 3:20-21).
-Receber a honra de ser semelhante a Deus (I João 3:2). Isto é, semelhança (aparência), não a divindade.

CONCLUSÃO

Somos gerados unicamente pela vontade de Deus (Tiago 1:18), a semente da qual fomos gerados é incorruptível , portanto, nunca irá corromper –se (I Pedro 1:23). Apesar de não haver qualquer merecimento da nossa parte, seremos filhos e filhas de Deus (II Coríntios 6:18), e nada poderá nos afastar do amor do Senhor Todo-Poderoso (Romanos 8:38-39). Amados, somos adotados na família de Deus, seremos co-herdeiros de Cristo, este fato, proporciona ao crente um conforto imensurável. No presente recebemos incontáveis tipos de bençoes e no futuro teremos a eternidade no paraíso ( sem lágrimas e sem dor) ao lado do Nosso Pai celestial, seremos o seu povo e Ele nosso Deus (Apocalipse 21:3-4).

“E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”

Esperança-PB,   janeiro de 2015
 Walter Costa
Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida- ACF
Soteriologia, a doutrina da Salvação, capitulo de 17- Hélio de Meneses da Silva - livro eletrônico no link: http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/index.htm
A Doutrina da Salvação- Soteriologia (páginas 116 a 120) - Calvin Gene Gardner 


Nenhum comentário:

Postar um comentário