domingo, 5 de março de 2017

EDIFICAÇÃO

EDIFICAÇÃO

Resultado de imagem para raiz
OBS: As raízes são estruturas, geralmente subterrâneas, que fixam o vegetal no solo e também absorvem água e sais minerais. Na ponta das raízes encontramos uma estrutura rica em células, chamada de coifa. As células da coifa têm a função de proteger aquela parte da raiz. Além disso, produzem uma substância gelatinosa que lubrifica a coifa, facilitando a penetração da raiz no solo.

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. (Colossenses 2:6-7-ACF).

O tema edificação é sem sombras de dúvidas a base estrutural da vida espiritual do crente. A salvação é um ato, porém a edificação é um processo com diversas fases, dentro deste contexto, podemos comparar o salvo a uma árvore na qual Cristo é a raiz principal.  Os crentes como raízes secundárias, só estarão firmes se estiverem arraigados nEle, quando estamos em Cristo temos segurança, pois sabemos que da raiz principal é que brota a vida, o alimento, a produtividade, a graça e contentamento. Neste sentido, quando mais enraizado estiver o crente, mais útil será para a obra do Senhor. O corpo de Cristo (a igreja) quando está bem ajustado e ligado com auxílio de todas as juntas cresce para a edificação (Efésios 4:16-ACF).

      “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna(Judas 20-21-ACF).

Quanto mais profunda a raiz mais forte será a árvore. Porém nenhuma planta nasce forte, ela precisa ser alimentada, adubada para pode crescer forte e saudável. O crente para crescer espiritualmente deve buscar constantemente a edificação. Nunca devemos nos contentar com o nosso conhecimento atual, mas, sempre procurar melhorar, buscando as coisas que servem para paz e edificação (Romanos 14:19 e 15:2- ACF).  Temos que entender que o nosso corpo é um edifício que serve de morada para o Espírito Santo, sendo Cristo a pedra principal (Efésios 2:20-22- ACF).

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.


Por ter uma natureza individualista o homem natural, preocupa-se unicamente com o seu bem estar, não atentando em momento algum para os outros. Mas os crentes, que são os únicos que podem fazer qualquer coisa, pois todas as coisas lhes são lícitas, devem atentar para a liberdade que Cristo lhe proporciona (Gálatas 5:1-ACF), sendo necessário em determinados momentos abrir mão de algo, que a os olhos daquele que a pratica não causará mal nenhum, em troca do bem estar e edificação do irmão, tenha sempre em mente que fazemos parte do corpo de Cristo (I Coríntios 12:12 -ACF).  


Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. (Mateus 5:23-24-ACF).

Para uma perfeita edificação é de crucial importância o amor fraternal entre irmãos (I Pedro 1:22-ACF). Relações mal resolvidas, mágoas e queixas contra um irmão, dificultam o nosso relacionamento com Cristo. Como podemos afirmar que amamos a Deus, o qual não enxergarmos e não amamos ao nosso irmão que contemplamos face a face (I João 4:20-21-ACF). Neste contexto, não importa se a culpa e sua ou do irmão, porém o importante e restaurar o relacionamento. Se recebemos de Deus um perdão imerecido, por que não podemos perdoar o nosso irmão.


Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Efésios 4:32 -ACF)


Nunca devemos acha que somos indestrutíveis, pelo contrário necessitamos estar atentos para não cairmos e magoamos o nosso irmão.

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia”.
                        (I Coríntios 10:12).


Estudo aplicado no retiro das igrejas batistas bíblicas fundamentalistas.
Fevereiro de 2017.
Walter Costa.




2 comentários: