quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

FÉ VIVA.

Imagem relacionada

FÉ VIVA.

Leitura bíblica: Gênesis 22:1-18

Introdução

A fé tem sido ao longo dos tempos a maior riqueza dos filhos de Deus. No estudo de hoje baseado no capítulo 22 de Gênesis, iremos discorrer sobre a fé viva, aquela preciosa que só é alcançada pelos santos (I Pedro 1:1). No capítulo 11 de Hebreus temos o memorial da fé, pela qual os antigos alcançaram o verdadeiro testemunho. Iremos fazer um passeio no capítulo 22 de Gênesis e em vários versículos do novo testamento para aprendermos a fortalecer a nossa fé.

1. O sacrifício da fé. (Gênesis 22-2).  Deus ordena a Abraão oferecer o seu amado filho Isaque em holocausto. Abraão estava pronto para colocar tudo que possuía sobre o altar. Diante desse quadro cabe a seguinte pergunta: será que Deus queria receber Isaque em holocausto ou estava provando a fé de Abraão?  A resposta é obvia, Deus estava testando a fé de Abraão e com certeza irá testar a nossa. O patriarca Abraão saiu do teste aprovado. Agora vamos inverter a pergunta: a nossa fé também será aprovada? Uma fé que não pode ser testada -- não pode ser confiada (I Pedro 1:7). Será que estamos apresentando nosso corpo para o sacrifício vivo a Deus? (Romanos 12:1-2).

2. A obediência da fé. (Gênesis 22-3).  A obediência é talvez a maior prova da fé de um salvo, apesar de estar triste; pensativo e com o coração dolorido Abraão levantou-se de madrugada e foi cumprir a ordem de Deus (Hebreus 11:8). Em toda a Sagrada Escritura termos a ordem de obedecer. Por ordem expressa; comando e conselho daquele Deus que é de eternidade a eternidade, o Santo Evangelho já foi manifestado a todas as nações através da justificação pela justiça de Cristo, termos a remissão dos pecados pelo Seu sangue. Cabe ao pecador remido a obediência da fé. (Romanos 16:26). No que diz respeito a obedecer devemos mais do que nos foi confiado (Filemom 1:21). Nossas almas são purificadas pelo Espírito da obediência (I Pedro 1:22).

3. A esperança da fé, (Gênesis 22-5).  Será que o crente da atualidade teria a confiança que Abraão teve em Deus? Ele sabia que Deus havia prometido que sua descendência seria chamada em Isaque (Gênesis 21:12). Confiante na Palavra do Senhor Abraão levou seu filho para ser sacrificado, crendo que Deus iria ressuscitá-lo (Hebreus 11:18).  Nós devemos ter esta mesma fé, crendo firmemente na promessa de Deus, mesmo naqueles momentos onde tudo parece perdido, nunca podemos perder a esperança, pois quem está em Cristo não pode está confuso (Romanos 5:2-5). Através do Espírito da fé aguardamos a esperança da Justiça (Gálatas 5:5).

4. A perseverança da fé, (Gênesis 22-9).  Abraão permaneceu crendo em Deus, ele perseverou e em momento algum voltou atrás. A fé que falha nos momentos difíceis é considerada incredulidade (Marcos 4:40). O crente bíblico sabe perfeitamente que todas as coisas servem para o nosso bem, mesmo em momentos adversos, quando a esperança tem ido embora devemos permanecer na fé (Romanos 8:28). Perseverar na fé é colocar toda a nossa força em Deus, crer Naquele que nem o seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas (Romanos 8:32).

5. A vitória da fé (Gênesis 22-12).   Apesar de Deus não ter permitido a morte de Isaque, a obediência de Abraão foi como se houvera sacrificado o seu filho a Deus. Quando cremos verdadeiramente tudo é possível (Marcos 9:23), desde que essa seja a vontade de Deus (I João 5:14). Lembre-se a graça de Deus nos dá a vitória (I Coríntios 15:57). A fé é um dom de Deus e através dela nos vencemos o mundo (I João 5:4).

Conclusão

Abraão apesar de sofrer com o holocausto do filho não resistiu à vontade de Deus. Devemos ter esse mesmo pensamento entregar nossa vida nas mãos do Senhor. Ter fé é crer na infalível Palavra de Deus, mesmo contra todas as evidências em momentos negativos continuar crendo e repousar sobre a perfeita; sólida e insuperável proteção do Nosso Pai. Quando Deus colocar o Seu Santo Espírito para morar dentro dos seus filhos, esses são tomados por um desejo imenso de fazer a vontade do Pai, de ser obediente, pois somos guiados pelo Espírito (Romanos 8:14).

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB  2015.
Walter Costa

Bibliografia: Bíblia Almeida Fiel e Corrigida- ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário