terça-feira, 24 de janeiro de 2017

DUAS SITUAÇÕES: O INCRÉDULO E O SALVO.


Resultado de imagem para Romanos 3:23)

DUAS SITUAÇÕES: O INCRÉDULO E O SALVO.


Introdução

Quando o homem nasce na forma corpórea da carne, está destituído da glória de Deus (Romanos 3:23). Diante de tal quadro é certo que a grande maioria padecerá no eterno castigo, pois não conheceram a Deus e muito menos obedeceram ao Evangelho de Cristo (II Tessalonicenses 1:8-9). Existe uma única saída para a redenção eterna do pecador remido: Cristo (Hebreus 9:12). A fé verdadeira em Cristo garante vida eterna (João 3:15). Porém aquele que não crer irá padecer eternamente. São dois os tipos de homens: o incrédulo e o crente, cada um em uma situação.

A SITUAÇÃO DO INCRÉDULO:

A) Perdido e sem esperança. Por não crerem no Deus verdadeiro os incrédulos já estão condenados (João 3:18). Eles estão sem Cristo, sem esperança e sem Deus no mundo (Efésios 2:12).

B) Morto em seus delitos e pecados. O pecador incrédulo está morto em ofensas e pecados, sem o menor remorso e arrependimento das obras da carne (Efésios 2:1). Ele não quer vir a Deus para ter vida (João 5:40).

 C) É um filho do diabo. A Sagrada Escritura fala claramente que o incrédulo é filho do Diabo e que está pronto para satisfazer a vontade do pai (João 8:44). Andando nos desejos da carne e fazendo a vontade dos pensamentos (Efésios 2:3).
D) Permanece sobre ele a ira de Deus. Todo aquele que não crê no Filho terá sobre si a ira de Deus (João 3:36). Os incrédulos receberão o justo castigo e padecerão eterna perdição (II Tessalonicenses 1:9).

E) A sua espera está um juízo severo. É certo que o homem natural está condenado, pois por uma só ofensa veio o juízo, sobre todos os homens para a condenação (Romanos 5:18), outro fato cristalino, é que não teremos uma segunda chance para nos redimir, temos apenas esta vida para crê no Salvador (Hebreus 9:27).

F) O lago de fogo é seu castigo. O incrédulo terá um triste fim, sofrerá o dano da segunda e terrível morte, no grande trono branco, aquele que não estiver com o nome escrito no livro da vida será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:12-15).


A SITUAÇÃO DO CRENTE:

A) Salvo pela graça. O crente é salvo literalmente pelo favor imerecido dado por Deus (Efésios 2:8-9). Não existe a possibilidade do homem ser justificado por mérito próprio e sim pela graça que há em Cristo Jesus, através da fé (Romanos 3:24 e Gálatas 2:16).

B) E um filho e herdeiro de Deus. É essencial o novo nascimento para o salvo se tornar filho é herdeiro de Deus, este fato ocorre pela vontade do nosso amado Pai (João 1:12-13). Através da ação do Espírito Santo temos a certeza de filiação e passamos a condição de coerdeiros de Cristo (Romanos 8:16-17).

C) Recebemos a graça através da fé em Cristo. No momento em que o crente é salvo, ele deixa a situação de inimigo de Deus e passa a ter paz com o Criador, nesta ação o sujeito efetivo é Cristo (Romanos 5:1-2). Jesus iluminar os olhos do entendimento para que os santos entendam a verdadeira esperança (Efésios 1:18).

D) Morto para o pecado. A fé em Cristo como nosso único e todo suficiente Salvador, torna o crente morto para o pecado (Romanos 6:11). Jesus foi entregue para ser crucificado e morrer por nossos pecados (Romanos 4:25 e Gálatas 1:4). Este fato  reconciliou o salvo com Deus (II Coríntios 5:19).

E) Espera pelo Senhor. O salvo não pertence a esse mundo, nossa cidade é outra, estamos apenas passando um tempo a espera do Nosso Salvador, que irá transformar nosso velho corpo em um corpo glorioso (Filipenses 3:20-21). Nossa morada será em lugares celestiais ao lado de Cristo (Efésios 2:6).


CONCLUSÃO

O processo de salvação depende unicamente da ação de Deus, que nos predestina; nos chama; justifica-nos e por último nos glorifica (Romanos 8:29-30). A soberania de Deus, não nos exime das nossas responsabilidades, o pecador quando ouvi a Palavra de Deus, deve recebê-la de bom grato (Atos 2:40-41) e não deve endurecer o coração (Salmos 95:8-11). A Palavra de Deus e capaz de penetrar na parte mais intima do homem: a divisão da alma e do espírito (Hebreus 4:12), portanto, se essa Palavra ainda não penetrou no seu coração, teu fim será terrível, pois quem rejeitar a Cristo não recebe a sua Palavra, a Palavra que Cristo pregou irá julgar você no último dia.

“Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia”. (João 12:48).

Estudo aplicado na IBBF Esperança-PB.
Walter Costa

Referências Bíblicas: Bíblia Almeida Corrigida e Fiel - ACF

Nenhum comentário:

Postar um comentário