sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

CULTO DOMÉSTICO E A EDUCAÇÃO ESPIRITUAL DOS FILHOS


Resultado de imagem para eu e a minha casa serviremos ao senhor

CULTO DOMÉSTICO E A EDUCAÇÃO ESPIRITUAL DOS FILHOS

LEITURA BÍBLICA: Salmos 78:1-8

VERSÍCULO TEMA: Josué 24:15-ACF.

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR

INTRODUÇÃO

A graça de Deus é suficiente para salvar o pecador do castigo eterno (Romanos 3:24 ACF ). Porém existem alguns temas que são externas a graça que devem permear a vida do crente. Entre os quais encontramos o que chamamos de culto doméstico/familiar. É de suma importância que o pai de família que por divina e inalterável instituição é o cabeça do lar, tenha cauterizado em sua mente a sua intransferível responsabilidade perante os demais membros da família (Josué 24:15-ACF). Temos como exemplo bíblico o patriarca Abraão, reconhecido por Deus por ordenar a sua casa a guardar o caminho do Senhor (Gênesis 18:19 ACF ). Além disso, encontramos uma determinação clara de Deus para os pais ensinarem aos filhos em Deuteronômio 6:6-7-ACF.

O CUIDAR DOS FILHOS


Sabemos que os filhos não são salvos de forma indireta, através do parentesco, porém temos a obrigação de educarmos os nossos filhos no caminho do Senhor (Provérbios 22:6-ACF). Com este conceito em mente o líder do lar deve incentivar e praticar com frequência a leitura, o estudo e a adoração a Deus. Devemos usar os meios designados por Deus para alcançarmos os nossos filhos, ensinando de forma responsável e rotineira os princípios básicos da adoração ao Senhor. Quando a criança é ensinada desde tenra idade na Sagrada Escritura, isso poderá torna-la sábia para a salvação (II Timóteo 3:15-ACF). Os pais crentes recebem uma responsabilidade maior do que os descrentes, somos exortados a ensinarmos as veredas antigas aos nossos filhos, nestas veredas a família encontra o bom caminho e descanso (Jeremias 6:16-ACF).


A OBRIGAÇÃO DOS PAIS DE ENSINAREM AOS FILHOS

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. ( I Timóteo 5:8-ACF).

A prefeita palavra de Deus que é viva, eficaz e mais penetrante do uma espada de dois gumes (Hebreus 4:12-13-ACF), mostra claramente a responsabilidade do pai para com a sua família, o cuidar citado no versículo 8 do capítulo 5 de I Timóteo, diz respeito ao lado espiritual, pois as nossas necessidades transitórias são supridas pela misericórdia divina (Mateus 6:31-32-ACF).  Em Seu maravilhoso projeto Deus arquitetou que o pai de família, fosse o exemplo a ser seguido pelos demais membros do grupo familiar, principalmente os filhos em seu processo inicial de aprendizado (Provérbios 22:6-ACF).  Quando a Sagrada Escritura exorta os filhos para guardarem o mandamento do pai e para não deixar a lei da sua mãe, isto implica dizer que nós somos responsáveis por esta aprendizagem inicial (Provérbio 6:21-22- ACF). Quando os pais conseguem com sucesso educar os filhos no caminho do Senhor, eles entenderão com clareza a proteção que recebem do Deus Altíssimo (Provérbio 6:23- ACF).


O CULTO FAMILIAR EM HONRA A DEUS

Em tempos onde mundo invade o lar cristão com força através da modernidade tecnológica de uma forma geral (internet, celular, tv entre outros), a busca por melhores condições financeira, a capacitação profissional quase que infindável. Esta invasão tem afastado sobremaneira a comunhão da família com Deus. Diante de tal constatação, fica claro que o culto familiar é sem sombra de dúvidas a melhor de todas as receitas para se aproximar e honrar ao Criador (I Samuel 2:30- ACF2007). Lembre-se que todo o conforto doméstico e as misericórdias temporais emanam unicamente da benignidade do Senhor, e justamente por isso, o pai de família (em sua ausência a esposa) deve ensinar aos filhos que a palavra de Deus é mais importante do que as coisas temporais (Mateus 4:4-ACF).

CONCLUSÃO

Adorar verdadeiramente exige compromisso da família e evidência que estamos crescendo espiritualmente, ou seja, nosso lar é o primeiro degrau de aprendizado, os membros da família devem saber que adorar ao Senhor não é opcional e sim uma obrigação, afinal toda a boa dádiva e tom perfeito vêm do alto (Tiago 1:17-ACF) e nada recebemos se não for nos dado do céu (João 3:27-ACF).

Dicas:

Faça cultos com frequência.

Escolha o melhor horário. (à noite se todos estiverem em casa)

Todos devem participar.

Leia um capítulo da bíblia ou parte dele.

Faça pequenos comentários sobre o tema lido.

Peça para que todos orem

Cante um louvor.

 “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. (Colossenses 3:16 -ACF).


Esperança-PB, Fevereiro de 2016.
 Walter Costa
Referências Bíblicas: Bíblia Almeida Corrigida e Fiel - ACF


Nenhum comentário:

Postar um comentário